Sou Karina,
Este trabalho com a Örök, é o reflexo do caminho que tenho percorrido nos últimos anos, onde por “coincidências” da vida me entreguei a sabedoria do corpo e das plantas, tendo feito de mim um espaço de experimentação e vivência, a vagarosamente re-conhecer meu tempo interno e voltar a estar em coerência com meu coração. Passei os últimos anos bem próxima das matas, na companhia das plantas, nas conversas com o vento, na descoberta do tempo do meu corpo-mamífero-natureza. Estas plantas, Mestras, vieram aos poucos chegando e me tocando, contando sobre mim, sobre as histórias que carrego mas não vivi, sobre meus órgãos, sobre o que é sentido, mas não é visto. Nesses anos, aprendi muitas práticas e preparados medicinais, passei algumas doenças amparando sintomas com minha própria farmácia herbal, e mais importante do que isso, aprendi e sigo aprendendo a me relacionar: com as conversas que o corpo manifesta, sua forma de comunicar e sua incontestável sabedoria. "O corpo sempre encontra as Frestas" tem sido a tradução desse caminho que venho percorrendo.
Meu primeiro olhar mais atento para o corpo foi através da alimentação, há mais de 10 anos atrás, fascinada pela Feira dos Orgânicos de Porto Alegre. Em 2017, saí da capital e me mudei para uma comunidade rural, onde vivi alguns anos imersa entre práticas corporais de meditação ativa e muito trabalho na horta e na cozinha. Desde então me formei em chef de Saúde Integral na NÓS Escola, no Rio de Janeiro, estudei alimentação macrobiótica no Instituto de Macrobiótica de Lisboa e trabalhei alguns anos com cozinha, desde restaurantes a retiros de meditação. Fiz um curso básico de Permacultura e morei como voluntária em algumas fazendas de produção orgânica pela Europa. Durante todo esse período estudei Herbalismo e Práticas Ancestrais, com Iris Lican e Lila Nuit, em Portugal. A Experiência somática foi como uma costura de todos esses percursos. Uma terapia que une mente e corpo e onde sinto que esse conhecimento e prática me apoiam no trabalho com o trauma. Em 2023 concluí uma pós-graduação em Psicotraumatologia, com Liana Netto e Cecília Laurino, e hoje sou praticante no método Somatic Experiencing® pela Associação Brasileira do Trauma, até o momento sempre com a professora Marília Reis.
...
Aprender a caminhar com humildade,
confiando na sabedoria da natureza mais-que-humana.
Estar em contato e presença com meu corpo e tudo que o rodeia.
Örök
Terapia de
Experiência Somática
_
Herbalismo e plantas medicinais
Örök em húngaro significa Eterno.
É uma homenagem a minha avó Eliza e a árvore do Carvalho.
_
Tocar com a ponta dos dedos o fio tecido pelo longo sonho. Em presença do quer que lhe chamem, entrelaçaram-se os passos entre passado e presente. Tece-se futuro. Caminhamos de mãos dadas envoltas no alto, vivo e sonoro, silêncio do bosque.
No muitas vezes estreito olhar humano, poderiam dizer que falava sozinha. As conversas são besouros pretos e brilhosos que dançam por entre urtigas, pilriteiros e macieiras. As palavras estão vivas. Adormecer embaixo de um pé de Carvalho tramou sonhos lúcidos. E então, aconteceu um estado de graça. Causado pelo gesto da planta do pé pisando as folhas secas, abriu-se uma mágica fenda no tempo. Entrelaçam-se choro, riso, rezo. Poesia. Enquanto tua presença se ergue e cheira forte como ferro em casca de Carvalho rugosa, eu sinto como se minha vida inteira estivesse estado nesse bosque. Abençoados foram meus sapatos, esse objeto material físico e palpável, que estava ao meu lado caído no chão, e me fez ter certeza que tudo isso acontecia por entre o espaço dessa fenda, impalpável, mas muito real. O fio do sonho deslizou suave e bonito por entre os dedos.
A vida era em totalidade. E bosque.
Com amor,
À Elisa .